top of page
  • Foto do escritorJandira Pillar

Jandira

Atualizado: 8 de set. de 2023

Pensei em vários presentes para te dar, mas não achei nenhum que te fizesse lembrar de mim. Assim, lembrei que o melhor presente que eu poderia te dar seriam as minhas palavras.

Não quero me preocupar se elas estão em ordem ou se contêm o tema na introdução porque isso eu jamais esquecerei e essa lição eu já usei no momento exato. Quero me preocupar com o sentido dessas palavras e com o valor que cada uma delas possui para mim.

Jandira, preciso que tu saibas o quanto tu fizeste por mim. Como mestra e como amiga, me despertaste para um lado da vida que eu desconhecia e, principalmente me mostraste que sou capaz de chegar onde desejo. Este passo foi importante para mim para que eu vá em busca de todos os outros sonhos que eu tenha para realizar.

No início, encontraste uma pessoa que pensava e sentia muito, mas que não conseguia expressar no papel. Aos poucos, foste me mostrando o caminho e, embora com algumas dificuldades, fui seguindo teus ensinamentos até chegar a um texto limpo e polido com toda a mensagem que eu desejava transmitir. Sinto que esse trabalho foi de uma riqueza incrível, que fez modificar barreiras, criar conceitos e, acima de tudo, promover o crescimento de alguém que precisava enxergar um novo mundo à frente.

Desafios e oportunidades foram lançadas e tenho certeza de que dei o melhor de mimpara superá-los e, com isso, concluo que sempre há o que aprender, mas que nem sempre existirão pessoas como tu para mostrar a cada novo aluno que existe dentro dele uma pessoa que ele mesmo não conhece. Por isso, muitos encontram dificuldades e desistem. Aprender contigo é deparar-se com nossa própria realidade interior e ter de conhecê-la para que aí se possa expressar as ideias com clareza e plenitude.

Mais do que uma professora, vi em ti uma amiga que me entendia sem que eu precisasse falar nada e que sentia em meus rabiscos uma ponta de sentimento e conhecimento. Mais do que confiar em minha capacidade, apostaste em minhas ideias e, até mesmo sem imaginar, tentando organizar um texto, organizaste pensamentos e sentimentos, tocando na parte mais valiosa que alguém pode ter.

Com certeza, esta experiência não foi única para ti, pois tenho certeza de que vivencias isso todos os dias, mas o importante é que foi única para mim e sei que também deixei um pouco de minha amizade contigo.

Seja sempre essa pessoa maravilhosa, essa professora competente que és. O que te difere dos outros profissionais é a tua paixão e dedicação pelo teu trabalho.

Continues sempre assim, tu vais longe.

Obrigada por toda a ajuda.

Carinhosamente da aluna Diane Viana

* Não te sobrecarrega, viu?

(Diane Viana, aprovada em Psicologia na UFSM, 1997).


Posts recentes

Ver tudo

Quando as cortinas se abrem

Maio de 2023. Subo a escada que leva à sala de aula de uma turma preparatória para o curso de medicina no pré-vestibular em que atuo há mais de 25 anos e ouço vozes de alunos que comentam sobre a reun

A lição

Não se pode negar que algumas lições são duras, mas também é fundamental reconhecer que algumas delas trazem aprendizado para a vida inteira. Mais especificamente, refiro-me à situação de muitos aluno

A felicidade não é apenas a linha de chegada

A felicidade sempre fez parte dos anseios da maioria das pessoas, afinal, quem não quer ser feliz? No entanto, a busca por este almejado sentimento torna-se difícil quando temos a ideia errada do que

Comments


bottom of page